Quarta-feira, 30 de Abril de 2008

COMEMOROU-SE O 25 DE ABRIL NA ESCOLA

Coronel José Luís Bacelar Ferreira

 

A turma do 12ºC , os professores de História do 9º e 12º ano comemoraram o 25 de Abril antes do dia. Este evento teve início pelas 15h do dia 22 de Abril, tendo como convidados as turmas do 9º e 12º ano da mesma escola e professores. Esta turma quis fazer algo diferente convidando um Coronel que havia participado no 25 de Abril de 1974,  o Coronel José Luís Machado Bacelar Ferreira acedeu ao pedido, falando da experiência pela qual ele havia passado. Além do Coronel deu-se também a visualização de um filme sobre o acontecimento: “Capitães de Abril”.

O evento iniciou-se com a entrega de cravos elaborados pela turma organizadora (12ºC ), de seguida, deu-se a entrada dos alunos e quando todos se encontravam no seu devido lugar deu-se início à rodagem do filme. Este foi seguido com grande interesse, visto que se tratava de um filme baseado em factos verídicos. Após a rodagem do filme, o Coronel deu início ao seu relato de acontecimentos vivenciados por ele próprio, fornecendo algumas informações pessoais.

O Coronel, José Luís Machado Bacelar Ferreira, nasceu no Vale S. Cosme em Vila Nova de Famalicão em 1 de Fevereiro de 1943. No Dia 25 de Abril de 1974 estava colocado no Posto Militar como Capitão nos Serviços de Administração Militar SAM ), tendo colocação no 25 de Abril de 1974 no Batalhão de Administração BAM ) na Póvoa de Varzim. Este revelou-nos que, colocado no BAM em Abril de 1974, assumiu como elemento do Movimento das Forças Armadas o comando da Unidade e participou nas acções militares que lhe foram atribuídas (ocupação da Ponte de Vila de Conde, sobre o rio Ave e ocupação da emissora de rádio de Azurara). Além disso, dispôs algumas informações que achou importante realçar: depois do 25 de Abril em Maio, é colocado em Moçambique, onde participou em acções de descolonização e onde permaneceu até à independência. Em Junho de 1975 é colocado no Regimento de Infantaria em Braga (RI Braga) onde se encontrava no 25 de Novembro, tendo sido transferido para o BAM que vem a comandar após a extinção do RI Braga. Fora colocado no Quartel-general da Região Militar do Norte QG RMN ), onde foi promovido a Coronel, passando à reforma em 1993. Hoje em dia é sócio fundador da Associação 25 de Abril e defendendo a sua opinião, revelou-nos ainda que o sucedido não foi uma Revolução, mas um Golpe de Estado (algo questionável, ou não?).

34 Anos após a Revolução, o Coronel dispôs-se a participar neste evento, respondendo a todas as perguntas elaboradas pelos alunos interessados, no fim do seu relato, demonstrando grande disponibilidade e paciência .

           

  

          

           

 

 

 

Fica um cravo para recordação e um sorriso.

 

 

 

Coronel e Professores organizadores

Recolhendo material disperso da época, principalmente ligado com o ensino, e, com cartazes alusivos ao 25 de Abril, fez-se uma exposição na Escola. Mais um feriado histórico que não foi esquecido na nossa escola. 

     

Autora: Carla Moura 

publicado por gerbasio às 16:21

link do post | comentar | favorito
|

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.mais sobre o grupo

.posts recentes

. DANÇAS TRADICIONAIS

. DIA DAS MÃES

. O 1º DE MAIO

. COMEMOROU-SE O 25 DE ABRI...

. REFLECTIMOS SOBRE AS IDEI...

. REALIZOU-SE O DEBATE «VAL...

. DEBATE - VALORIZAÇÃO DO P...

. Futuro Parque Verde

. A Páscoa

. Um Festival da Juventude ...

. Homenagem à Belita

. APOSTA NA JUVENTUDE

. DIA INTERNACIONAL DA MULH...

. A FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIRÓS

. CONHECE O BOLO/BISCOITO D...

. CARNAVAL EM BAIÃO

. BAIÃO - VIDA NATURAL

. AS BENGALAS DE BAIÃO - UM...

. O QUE SE VAI FAZENDO NO N...

. TRADIÇÕES DE BAIÃO

. Músicas de Baião

. BAIÃO É JÁ UMA VILA CRIAT...

. A História e o Património...

.subscrever feeds