Quarta-feira, 26 de Março de 2008

Futuro Parque Verde

 

No passado dia 15 de Março, alunos do 1º ano do agrupamento plantaram  árvores que irão compor a paisagem no futuro Parque Verde de Baião. Este espaço, que está a ser construído pela Câmara Municipal de Baião, junto à praia fluvial do rio Ovil, em Campelo, recebeu a visita dos jovens plantadores e a nossa que fizemos o seu registo. Depois de terem plantado árvores de espécies como o Carvalho Americano, o Salgueiro ou o Cedro de Lawson, os jovens baionenses puderam apadrinhar, cada um, a sua árvore.  A aposta no ambiente/ juventude e educação, foi notável, a aliança destes três elementos criando «protectores» para o meio ambiente foi uma boa aposta do nosso ponto de vista.

 

Imagens das árvores, com o nome dos seus padrinhos

 

 

 

Ainda a decorrerem as obras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Representando um investimento na casa dos 120 mil Euros, o Parque Verde de Baião vai ser um espaço de lazer e desporto. Vai ter uma pista de manutenção desportiva e de corrida, bem como vários equipamentos para o exercício físico. A inauguração está prevista para entre finais de Março, meados de Abril. Vamos estar atentos. 

 

 

Apenas para reflectir...

 

pequenos excertos do nº67 da revista National Geographic.

 

(...) Segundo artigos cientificos recentes, os espaços preenchidos por vegetação frondosa filtram a poluição e capturam partículas minúsculas de sujidade e fuligem: as árvores das ruas podem reduzir as partículas em suspensão libertadas pelos tubos de escape. As folhas das árvores também bloqueiam a luz solar, criando ilhas de arrefecimento na cidade. (...)

 

(...) os seres humanos tornam-se criaturas muito diferentes quando não têm acesso a relva e plantas . (...)

 

 (...) Quanto mais verde o espaço circundante, mais baixa a taxa de crimes contra pessoas e bens...menos lixo e graffiti em paisagens naturais. (...)

 

(...) crianças com déficit de atenção registavam uma diminuição dos sintomas quando expostas a ambientes naturais(...).

 

(...) os espaços verdes têm um efeito restaurador sobre a nossa atenção reflexiva: o tipo de concentração intensa necessária para trabalhar ou estudar, para ignorar distracções e realizar tarefas. (...)

 

 (...) No mundo contemporãneo, o contacto com a natureza em aspaços urbanos pode ser mais fundamental do que nunca. Uma metrópole com bstantes parques ajuda-nos a manter a saúde mental e a combater a obesidade e a diabetes(...).

 

(...) os seres humanos que vivem em zonas com fácil acesso a espaços verdes onde podem caminhar gozam de melhor saúde e a sua taxa de mortalidade é inferior à das pessoas sem esse acesso(...).

 

(...) alguns politicos afirmam que as suas cidades estão já construídas e não há espaço disponível para parques. No entanto... se uma cidade tem espaço para mais um edificio, também tem espaço para mais um parque (...).

 

(...) os parques urbanos representam um investimento público mínimo mas com um enorme retorno. «Os parques ajudam os seres humanos a tomar conta de si próprios.Talvez as cidades não tenham de gastar tanto em serviços sociais, médicos e de segurança para resolver os seus problemas» (...)

publicado por gerbasio às 19:02

link do post | comentar | favorito
|

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.mais sobre o grupo

.posts recentes

. DANÇAS TRADICIONAIS

. DIA DAS MÃES

. O 1º DE MAIO

. COMEMOROU-SE O 25 DE ABRI...

. REFLECTIMOS SOBRE AS IDEI...

. REALIZOU-SE O DEBATE «VAL...

. DEBATE - VALORIZAÇÃO DO P...

. Futuro Parque Verde

. A Páscoa

. Um Festival da Juventude ...

. Homenagem à Belita

. APOSTA NA JUVENTUDE

. DIA INTERNACIONAL DA MULH...

. A FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIRÓS

. CONHECE O BOLO/BISCOITO D...

. CARNAVAL EM BAIÃO

. BAIÃO - VIDA NATURAL

. AS BENGALAS DE BAIÃO - UM...

. O QUE SE VAI FAZENDO NO N...

. TRADIÇÕES DE BAIÃO

. Músicas de Baião

. BAIÃO É JÁ UMA VILA CRIAT...

. A História e o Património...

.subscrever feeds