Terça-feira, 25 de Março de 2008

A Páscoa

Ressurreição de Cristo - Páscoa                       A ressurreição de Jesus
                                                                  “Ele não está aqui; ressuscitou”
                                                                                   (Mateus 28.6).

 

 

A Páscoa (do hebraico significa passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo sendo a vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação. Para nós jovens, o que nos dizem estas festas tradicionais? A Missa da Páscoa no último dia de aulas (passada sexta feira) está repleta, mais do que as missas de domingo. Sendo um dia livre, não é obrigatório ir, tem sempre voluntários a ajudar e envolve toda a comunidade escolar, funcionários, pais, mas principalmente alunos. O mérito deve-se muito aos professores de Educação Moral Religiosa Católica, Prof. Alberto e Prof. Alvarenga que vão sabendo cativar os alunos ao longo dos anos. Deve-se também à animação musical feita pelo Prof. Agostinho. Principalmente, deve-se aos alunos que católicos praticantes ou não, estão sempre presentes,  sabem que como eles dizem «mal não faz». 

 

Alguns símbolos da Páscoa:               

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos actuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente as amendoas, os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos,judeus e arménios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Associados a rituais de carácter sexual, espante-se, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no princípio do 1º milénio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.

No concelho de Baião:                               

 

Claro que a tradição da visita pascal se mantém, parece-nos pelo exemplo que assistimos nas nossas próprias casas, com mais sentido do que nunca. Nas ruas juntam-se vizinhos e familiares, esperando o Compasso, conversando sobre tudo. Reza-se em todas as casas uma pequena oração anunciando a boa nova. Por vezes indo de casa em casa, para abrirem a porta ao compasso em família . Nalgumas freguesias a visita pascal faz-se à segunda feira.

Já que falamos de religiosidade...

 

Os 10 Mandamentos dos Jovens:
 de Franciele Francisco


1- Jovem não ama, CURTE
2- Jovem não namora, FICA
3- Jovem não estuda, COLA
4- Jovem não chora, BERRA
5- Jovem não come, DEVORA
6- Jovem não pede, EXIGE
7- Jovem não casa, AJUNTA
8- Jovem não dorme, APAGA
9- Jovem não obedece, MANDA
10- Jovem não corre, DÁ UNS ROLÊ

 

                      

publicado por gerbasio às 08:03

link do post | comentar | favorito
|

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.mais sobre o grupo

.posts recentes

. DANÇAS TRADICIONAIS

. DIA DAS MÃES

. O 1º DE MAIO

. COMEMOROU-SE O 25 DE ABRI...

. REFLECTIMOS SOBRE AS IDEI...

. REALIZOU-SE O DEBATE «VAL...

. DEBATE - VALORIZAÇÃO DO P...

. Futuro Parque Verde

. A Páscoa

. Um Festival da Juventude ...

. Homenagem à Belita

. APOSTA NA JUVENTUDE

. DIA INTERNACIONAL DA MULH...

. A FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIRÓS

. CONHECE O BOLO/BISCOITO D...

. CARNAVAL EM BAIÃO

. BAIÃO - VIDA NATURAL

. AS BENGALAS DE BAIÃO - UM...

. O QUE SE VAI FAZENDO NO N...

. TRADIÇÕES DE BAIÃO

. Músicas de Baião

. BAIÃO É JÁ UMA VILA CRIAT...

. A História e o Património...

.subscrever feeds