Terça-feira, 18 de Março de 2008

APOSTA NA JUVENTUDE

Quais os concelhos do país que tem uma Casa da Juventude ao seu dispor? O nosso tem. Andamos a fazer a reportagem e o levantamento fotogr à fico, para divulgarmos mais uma vez o que de melhor temos. Os alunos do 12ºC que estão a participar no concurso cidades criativas, foram à Casa da Juventude no lugar de Chavães , freguesia de S . João de Ovil, fazer uma entrevista sobre a mesma à Doutora Carla Carvalheira. Marcamos a entrevista e à hora marcada l à estava com um sorriso a receber-nos. Visitamos todas as instalações da casa e inteiramo-nos do seu historial.

É conhecida ainda por muitos como a Casa Grande, porque era a maior no tempo em que foi construída.

 

 

 

 

Entrada principal

 

 

Para além do seu cariz arquitectónico peculiar, que lhe advém, entre outras razões, das características militares da época das revoluções liberais portuguesas e da iniciativa do General  Francisco de Paula Lobo de Ávila. Construída em meados do século XIX pelo , era nessa altura o centro de vastas propriedades no fértil e bonito Vale de Ovil, orgulhando-se também de ter ao pé de si uma das maiores eiras de pedra do Concelho, onde secavam os centos de carros de milho que lhe enchiam as tulhas .

     Em 1947, um dos descendentes do General Ávila vendeu esta propriedade à Câmara Municipal de Baião. Entre os anos de 1976 e 1984, a Casa de Chavães funcionou como sede da Escola Preparatória de Baião.

     A partir de 1978 e durante os meses de Verão, acolhia também investigadores e colaboradores do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira.

     Após um período de indefinição sobre a sua propriedade e serventia, acabou por ser decidido pela Autarquia local transformar este espaço na Casa da Juventude e Desporto de Baião, tendo sido feitas obras de restauro e adaptação, mantendo-se sempre a traça original.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A casa de Chavães fazendo jus à sua presente utilização pública depois da recuperação realizada pela autarquia, foi local de colónias de férias de muitas crianças e jovens, funcionando temporariamente como albergue distrital. Esteve ainda ligada a dois projectos marcantes da história mais recente do concelho de Baião: a formação de agentes de educação familiar rural que estiveram na origem da Obra do Bem Estar Rural e o alargamento de escolaridade pública obrigatória, como primeira sede da nossa Escola, Escola E.B.2,3 S de Baião, antes desta se transferir para a vila de Baião.

As instalações da casa são compostas por: um Albergue feminino (com capacidade para vinte beliches), um albergue masculino (com capacidade para quinze beliches), um albergue indiferenciado (com capacidade para vinte beliches). Tem ainda a casa do moinho, com capacidade m à xima para seis camas, tem um polidesportivo de ar livre, balne à rios para atletas e à rbitros, circuito de minigolfe , circuito de manutenção, parede de escalada, uma sala de convívio, uma sala de reuniões, um salão, um bar de apoio e um museu etnogr à fico.

 

 

 

 

 

 

 Além de possibilitar o alojamento, a Casa da Juventude e Desporto, como o nome o indica é também adequado à pr à tica desportiva. Composta por um polidesportivo de ar livre, e balne à rios de apoio, tem também uma parede de escalada para os mais radicais; um circuito de minigolfe e um circuito de manutenção.

 

 

 

 

 

 Escalada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conserva ainda o Museu Etnogr à fico no seu interior

 

 

 

 

 

 

Drª Carla Carvalheira, respons á vel pela Casa da Juventude e nossa guia nesta recepção.

Obrigada.

publicado por gerbasio às 15:26

link do post | comentar | favorito
|

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.mais sobre o grupo

.posts recentes

. DANÇAS TRADICIONAIS

. DIA DAS MÃES

. O 1º DE MAIO

. COMEMOROU-SE O 25 DE ABRI...

. REFLECTIMOS SOBRE AS IDEI...

. REALIZOU-SE O DEBATE «VAL...

. DEBATE - VALORIZAÇÃO DO P...

. Futuro Parque Verde

. A Páscoa

. Um Festival da Juventude ...

. Homenagem à Belita

. APOSTA NA JUVENTUDE

. DIA INTERNACIONAL DA MULH...

. A FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIRÓS

. CONHECE O BOLO/BISCOITO D...

. CARNAVAL EM BAIÃO

. BAIÃO - VIDA NATURAL

. AS BENGALAS DE BAIÃO - UM...

. O QUE SE VAI FAZENDO NO N...

. TRADIÇÕES DE BAIÃO

. Músicas de Baião

. BAIÃO É JÁ UMA VILA CRIAT...

. A História e o Património...

.subscrever feeds