Sábado, 23 de Fevereiro de 2008

CONHECE O BOLO/BISCOITO DE TEIXEIRA?

 

Claro que conhece, vê-se o Bolo da Teixeira em festas e romarias por todo o país. Não sabia por certo, é que ele tem origem no nosso Concelho, principalmente na freguesia que dá o nome ao Bolo, a Teixeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este bolo, tal como todas as receitas de doces tradicionais, embora se saiba a receita, pois esta existe em todo o lado, incluindo na Internet, existe um segredo, segredo esse que só as pessoas da terra, que já fazem o bolo à muitos anos, ou aprenderam a fazê-lo com os seus antepassados, é que o sabem, dando-lhe assim, um sabor único e característico. Mas um factor que torna também o verdadeiro biscoito da Teixeira único, é que  ainda hoje é cozinhado em fornos que usam como principal matéria de combustão a madeira.

ORIGEM

Este biscoito não tem a sua origem histórica bem definida, mas sabe-se que o seu nome deriva da terra que tem o seu nome, que é a freguesia da Teixeira.

Esta é uma freguesia do concelho de Baião, que tem cerca de 20,85 Km2 a nível de área, e segundo o último senso de 2001, uma população de cerca de 874 habitantes, tendo assim uma densidade populacional de cerca de 41,9 habitantes por quilómetro quadrado.

Sabe-se também que este bolo típico, tem origens pobres devido à sua constituição que contém poucos ingredientes.

Dai o facto de este doce ser, ainda hoje, comercializado em festas e romarias de todo o país, sendo também estas festas populares.

O SEGREDO

A receita deste doce típico, tal como muitos outros que são do gosto das pessoas, tem a sua receita divulgada em vários sítios,     

permitindo assim que muitos tentem copiar a sua receita e tentem confecciona-la na sua própria casa, mas após estas tentativas, mesmo que o bolo saía com um bom aspecto, este não terá o sabor original e que é tão apreciado pelas pessoas que o consomem. Isto deve-se à existência do segredo na sua confecção, que entre outras coisas, tem a ver com o facto de a cozedura ser feita em forno a lenha, a quantidade e o tipo de produtos utilizados na sua confecção.

Dois tipos de biscoito

Existem dois tipos de biscoito da Teixeira, um que é o mais comum e que se compra com relativa facilidade numa qualquer feira do concelho de Baião ou nas zonas envolventes, e um outro que as pessoas da freguesia que empresta o sue nome ao doce fazem, mas só em alturas especiais, este ultimo é denominado biscoito fino.

Este biscoito fino tem como característica o facto de levar pouca água, porque depois este poderia, no fim de ser confeccionado, ficar demasiado húmido e empapado, e este bolo também tem uma outra forma de cozedura que se não for bem controlada poderá deixar o bolo cru por dentro.

                                                                                                      

 

4

A RECEITA

Esta é a receita do tão falado doce tradicional que tão bem prestigia o nosso concelho, e que embora sem o segredo, dá para ter uma breve noção do que é o Biscoito de Teixeira.

Ingredientes

Açúcar amarelo

Farinha

Ovos

Sal

Limão

Modo de preparação

Misturam-se todos os ingredientes, à excepção da raspa de limão, até se obter uma massa uniforme. Depois junta-se as raspas e um pouco de sumo de limão.

Após isto, com uma forma, de preferência em ferro forjado, unta-se com um pouco de azeite ou óleo vegetal, mas não de mais, pois pode o bolo ficar oleoso.

Depois coloca-se a massa na forma, e depois no forno bem quente, de preferência a lenha para tentar manter o sabor típico, e espera-se até estar cozido. Após tudo isto desenforma-se e come-se frio ou quente.                                

 

publicado por gerbasio às 17:59

link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De maria lobo a 24 de Maio de 2010 às 17:41
Ha muito que oiço falar no bolo da teixeira. O lidle fez campanha e gostamos.So que a vossa receita nao tem as quantidades indicadas. Se possivel ,agradeço que as digam Obrigada .
De laurinda a 26 de Março de 2011 às 22:36
a senhora a que as tens de saber .
De elisabete a 19 de Outubro de 2010 às 21:54
Olá,

Eu adoro esse bolo e gostava de o fazer.Podem facultar as quantidades dos ingrediestes.

Obrigada
De Paulo Machado a 10 de Abril de 2011 às 09:39
Na minha infância nas festas da freguesia os meus pais compravam este Doce da Teixeira e ainda grado o sabor especial que este doce tinha, e digo que tinha porque por várias festas e romarias por onde tenho passado ainda não encontrei o autentico doce da teixeira .
Agora que vi este site referenciando o Doce da Teixeira e divulgando a origem do doce vou agendar uma visita á freguesia de Teixeira esperando encontrar o que procuro
De CD a 7 de Agosto de 2012 às 10:37
Bom Dia,
eu gostaria de solicitar a sua ajuda a fim de saber a morada de uma rua em Teixeira.
O que sucede é que estive numa festa popular nessa freguesia ainda neste sábado que passou (4 de Agosto de 2012) e conheci alguém mas perdi o seu contacto e tenho a maior urgência em reavê-lo.
Como não tenho a quem mais pedir, espero que alguém se sinta solidário e me ajude!
Os melhores cumprimentos.
De Lilia a 28 de Julho de 2013 às 22:15
Olá estou gravida e estou na Suíça... No entanto deume os desejos do biscoito da Teixeira... Normal eu sempre comprava do que tem buraco no meio. Será que me podem dizer se há desse a venda no mercado de Amarante?

Comentar post

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.mais sobre o grupo

.posts recentes

. DANÇAS TRADICIONAIS

. DIA DAS MÃES

. O 1º DE MAIO

. COMEMOROU-SE O 25 DE ABRI...

. REFLECTIMOS SOBRE AS IDEI...

. REALIZOU-SE O DEBATE «VAL...

. DEBATE - VALORIZAÇÃO DO P...

. Futuro Parque Verde

. A Páscoa

. Um Festival da Juventude ...

. Homenagem à Belita

. APOSTA NA JUVENTUDE

. DIA INTERNACIONAL DA MULH...

. A FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIRÓS

. CONHECE O BOLO/BISCOITO D...

. CARNAVAL EM BAIÃO

. BAIÃO - VIDA NATURAL

. AS BENGALAS DE BAIÃO - UM...

. O QUE SE VAI FAZENDO NO N...

. TRADIÇÕES DE BAIÃO

. Músicas de Baião

. BAIÃO É JÁ UMA VILA CRIAT...

. A História e o Património...

.subscrever feeds