Domingo, 3 de Fevereiro de 2008

BAIÃO - VIDA NATURAL

 

Fonte:  http://www.cm-baiao.pt/

  

O Município tem como lema «vida natural». Temos vindo a destacar o exuberante Património paisagístico da região, claro que temos que divulgar no exterior o que se tem feito para o preservar o Património Natural e o ambiente. 

 

 

  

 

 

Algumas noticias do que se vai fazendo aqui, em prol do ambiente:

 

 Com o objectivo de proteger o ambiente o Município tem distribuído recipientes próprios para a recolha de óleos alimentares usados, o eco-bidão . Estarão disponíveis em Restaurantes, Escolas, Refeitórios, Bombeiros Voluntários e Juntas de Freguesia. Os óleos alimentares depois de recolhidos serão reciclados e transformados em Biodiesel , que será utilizado na frota da Câmara Municipal de Baião e irá reduzir o consumo de gasóleo até 30%!

 

O que é o Biodiesel ? - É um combustível obtido a partir dos óleos alimentares usados, que quando reciclado serve como combustível em mistura com o gasóleo - É um combustível natural, produzido através de fontes renováveis que pode ser usado em motores diesel sem necessidade de modificações mecânicas.

 

Vantagens da utilização do Bio diesel ...

... Ambientais: É uma fonte de energia renovável que pode dar um contrito importante para a redução da dependência dos combustíveis fósseis, como o gasóleo, uma vez que é um combustível alternativo ao mesmo; É produzido a partir de matéria renováveis, recuperando resíduos (óleos vegetais, gorduras) e evitando que estes poluam as águas e causem problemas nas ETAR’s e o entupimento de condutas; Quando queimado emite a mesma quantidade de CO2 que as plantas absorveram no seu crescimento, reduzindo a emissão de partículas poluentes.

...Económicas: É um Biocombustível alternativo e mais barato, logo haverá uma diminuição das despesas associadas aos consumos de gasóleo pela frota municipal;- A produção e utilização de Biodiesel a partir de óleos alimentares usados, permitirá desenvolver uma nova actividade económica diversificada, passando pela recolha de óleo alimentar usado e pela sua transformação em Biodiesel .

…Energéticos e Sociais, ao melhorar o ambiente, as consequências na melhoria do nivel de vida da população, são evidentes.

 

 

 

Promoveu-se os concursos «Mini-ecopontos escolares» e «Árvore de Natal ecológica», para que o ambiente seja preocupação desde cedo.

 

 e_ambiental1

(fotografias retiradas do site da Câmara)

 

Está a circular pelo nosso concelho um carro promocional hibrido...

Um automóvel híbrido é um carro que possui mais de um motor, sendo que cada um usa um tipo de energia para seu funcionamento. Como exemplo, tem-se um automóvel que combine um motor de explosão e um motor eléctrico: um utiliza energia proveniente da queima de combustivel e o segundo utiliza energia eléctrica. Embora o automóvel híbrido polua menos do que os automóveis somente com motor a explosão, os seus custos são ainda muito altos se comparados à diferença de emissão de poluentes. Por enquanto, apenas automóveis caros dispõem dessa tecnologia. Tem-se procurado implantar essa tecnologia no transporte da população,  para melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos, que é cada vez pior.

Existem três métodos para a construção de um automóvel híbrido:

  • Nos primeiros automóveis híbridos o motor a explosão era responsável pela locomoção do automóvel e o elétrico era um auxílio extra para melhorar o desempenho do mesmo. Este tipo é bastante usado em automóveis de pequeno porte e é conhecido como híbrido-paralelo.
  • Outro método utilizado é o motor elétrico ser responsável pela locomoção do automóvel, sendo que o motor a explosão apenas movimente um gerador responsável por gerar a energia necessária para o automóvel se locomover e para carregar as baterias. Geralmente automóveis de grande porte utilizam esse sistema, conhecido como híbrido-série
  • O terceiro é o sistema híbrido misto, que combina aspectos do sistema em série com o sistema paralelo, que tem como objetivo maximizar os benefícios de ambos. Este sistema permite fornecer energia para as rodas do veículo e gerar eletricidade simultaneamente, usando um gerador, diferentemente do que ocorre na configuração paralela simples. É possível usar somente o sistema elétrico, dependendo das condições de carga. Também é permitido que os dois motores actuem de forma simultânea.


publicado por gerbasio às 15:56

link do post | comentar | favorito
|

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.mais sobre o grupo

.posts recentes

. DANÇAS TRADICIONAIS

. DIA DAS MÃES

. O 1º DE MAIO

. COMEMOROU-SE O 25 DE ABRI...

. REFLECTIMOS SOBRE AS IDEI...

. REALIZOU-SE O DEBATE «VAL...

. DEBATE - VALORIZAÇÃO DO P...

. Futuro Parque Verde

. A Páscoa

. Um Festival da Juventude ...

. Homenagem à Belita

. APOSTA NA JUVENTUDE

. DIA INTERNACIONAL DA MULH...

. A FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIRÓS

. CONHECE O BOLO/BISCOITO D...

. CARNAVAL EM BAIÃO

. BAIÃO - VIDA NATURAL

. AS BENGALAS DE BAIÃO - UM...

. O QUE SE VAI FAZENDO NO N...

. TRADIÇÕES DE BAIÃO

. Músicas de Baião

. BAIÃO É JÁ UMA VILA CRIAT...

. A História e o Património...

.subscrever feeds